História

  Em 1955 (ano do nascimento de Steven Jobs) aconteceram as eleições presidenciais, vencendo o candidato Juscelino Kubitschek de Oliveira. Seu vice-presidente foi o amigo de Getúlio Vargas, João Goulart, mais conhecido como Jango. Ao aproximar-se da posse de Juscelino Kubitschek, um golpe de estado estava sendo planejado. O presidente Café Filho se afasta do cargo alegando problemas de saúde. Em seu lugar assume o presidente da Câmara dos Deputados Carlos Luz (adversário de Juscelino), que juntamente com alguns militares e udenistas como Carlos Lacerda, planejam o golpe. O Congresso Nacional declara o impedimento de Café Filho para exercer o cargo de presidente da República. Nereu Ramos, presidente do Senado assumiu a presidência até a posse de Juscelino Kubitschek.


  O Regime militar foi o período da política brasileira em que militares conduziram o país. Essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar. A Ditadura militar no Brasil teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco. Este golpe de estado, caracterizado por personagens afinados como uma revolução instituiu no país uma ditadura militar, que durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985. Os militares na época justificaram o golpe, alegando que havia uma ameaça comunista no país.



 A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único, igualdade social e falta de democracia. Já os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos. A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário