Geografia


Climograma São Francisco Califórnia
Clima

Cercada nos três lados por água, o clima de São Francisco é muito influenciado pelas correntes frias do Oceano Pacífico. O tempo da cidade é ameno o ano inteiro, caracterizado por um clima temperado mediterrânico (Csb), com verões relativamente quentes e invernos relativamente frios. A temperatura média no inverno é de 10 °C, raramente caindo abaixo de zero, e a temperatura média no verão é de 15 °C. A temperatura mais baixa já registrada em São Francisco foi de -4 °C, em dezembro de 1972, e a mais alta foi de 41 °C, em julho de 1988. A precipitação total média anual na cidade é de 500,4 milímetros, que cai na maior parte do ano na forma de chuva; e raramente, na forma de neve semi-derretida. Muito eventualmente, neva na cidade. Chove muito pouco no verão, mas os invernos são geralmente muito chuvosos.
A combinação do calor do solo californiano e do frio do Oceano Pacífico causam constantemente névoa e neblina nos verões de São Francisco. Isto faz com que os os verões da cidade sejam significantemente mais frios do que no interior do estado. Em setembro, porém, ocorrência de névoa e neblina na cidade é mais rara. Nessa época faz uma semana das mais quentes do ano, conhecida pelo nome de Indian Summer (verão índio).

Geografia física






O território da Califórnia apresenta vários contrastes: ali se encontra o monte Whitney (4.418m), o segundo do país em altitude, e o vale da Morte, a 82m abaixo do nível do mar. De norte a sul e ao longo de 720km se estende o Grande Vale, fossa tectônica plana que oferece excepcionais condições para a agricultura.


A serra Nevada forma a espinha dorsal do relevo; entre ela e a cadeia da Costa fica o Grande Vale central. Ao norte encontra-se a cordilheira das Cascatas, de clima ameno, com variações moderadas entre inverno e verão. Distinguem-se duas regiões climáticas: a do norte, que recebe a média de 2.500mm de chuvas por ano, sobretudo nas encostas voltadas para o oceano, cobertas de florestas de abetos, cedros e pinheiros vermelhos, e, um pouco mais para o sul, de sequóias; e a do sul, de clima mediterrâneo, verões secos e ensolarados, chuvas no inverno, podendo receber na costa, de clima tropical, de 350 a 400mm de chuvas anualmente, embora o vale central, abrigado pelas montanhas, receba menos de 350mm; uma vegetação seca e pobre recobre as áreas não irrigadas, sobretudo com cactos e palmeiras subtropicais e carvalhos. Na serra Nevada existem vários lagos de origem glacial, sendo o maior o Tahoe; e três parques nacionais: Kings Canyon, Sequoia e Yosemite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário